segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que foi o ludismo?

O Ludismo é o nome dado a uma revolução na Inglaterra que estourou em 1811, que reivindicava contra as máquinas trazidas pela revolução industrial.

As reclamações contra essas máquinas, e a substituição da mão-de-obra já eram comuns, mas somente em 1811 foi que o movimento teve maior dimensão. As suas reclamações eram que as máquinas, por serem mais eficazes, destruíam e acabavam com os empregos dos trabalhadores.

Os revoltosos chamaram muita atenção, pois invadiram fábricas e destruíram máquinas, por isso ficaram conhecidos por serem os “quebradores de máquinas”. O ludismo não foi um fenômeno exclusivamente inglês, tendo-se registrado movimentos semelhantes na Bélgica, na Renânia, na Suíça, e na Silésia. Em 1812, na Inglaterra, teve lugar o maior processo contra os ludistas: dos 64 acusados de terem atentado contra a manufatura de Cartwright, 13 foram condenados à morte e 2 à deportação para as colônias. Apesar da dureza das penas, o certo é que o movimento ludista não acabou pois os operários viviam em péssimas condições.

O termo Ludita, não se refere somente aos adeptos desse movimento, é também usado como termo político, referente àqueles que se opõe ao desenvolvimento tecnológico e industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário