terça-feira, 29 de março de 2011

Grécia - características gerais


O estudo da civilização grega é muito importante, pois ela, juntamente com a civilização romana se constituem na base do mundo ocidental ao qual fazemos parte. Portanto é dos gregos que herdamos muitas características de nossa cultura: o estudo de história, a filosofia, a democracia, o racionalismo, entre muitas outras coisas.

A Grécia situa-se ao sul da Europa, na península balcânica, entre os mares Jônio e Egeu. O território é bastante montanhoso e o solo pobre, árido e rochoso. O litoral muito recortado, cheio de ilhas, penínsulas e golfos. Devido à pobreza do solo, a pecuária era mais importante do que a agricultura.

Por outro lado, como era muito difícil a comunicação por terra, ela era feita por mar, que devido à situação do litoral, era facilitada. Assim desde cedo os gregos desenvolveram muito a navegação e o comércio com outras regiões.

Também é importante notar que a Grécia não era uma país ou um Estado unificado. Era uma região onde existia uma unidade cultural. Não é possível se falar do Estado grego, mas sim da civilização grega. Heródoto, historiador grego, afirmou que o corpo helênico tem o mesmo sangue, fala a mesma língua, possui os mesmos deuses, os mesmos templos, os mesmos sacrifícios. Os gregos estavam politicamente isolados entre si. A princípio viviam em aldeias igualitárias e com o decorrer do tempo, passaram a viver em Cidades-Estados, que não possuíam relacionamento político ou econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário