sábado, 29 de outubro de 2011

O fim da Guerra Fria

A corrida armamentista tinha trazido graves dificuldades econômicas para a URSS. O acidente nuclear de Chernobyl mostrava exatamente essa fragilidade soviética. Para tentar resolver esses problemas Mikhail Gorbatchev aplicou dois planos de reforma na URSS. A Perestroika era uma reforma econômica, com a diminuição do orçamento militar, inclusive, com a retirada das tropas do Afeganistão. A Glasnost dizia respeito à "liberdade de expressão" e a transparência das ações do governo, retirando a forte censura que o governo comunista impunha.


Essas medidas afirmavam o fim da corrida armamentista e, por outro lado, o afrouxamento do Pacto de Varsóvia. A partir de 1989 os regimes socialistas começaram a cair um a um. O ponto culminante desse processo foi a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989. Finalmente, no dia 31 de dezembro 1991, Gorbatchov anunciava o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, renunciando ao cargo que ocupava, e ao seu sonho de ver um mundo socialista.

Na imagem abaixo, de 1989, as principais lideranças européias vislumbram os destroços do Murro de Berlim, entre elas o próprio Gorbatchov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário