quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resumão sobre o imperialismo no século XIX

Na segunda metade do século XIX, países europeus como a Inglaterra, França,Alemanha, Bélgica  e Itália, também os Estados Unidos na América passaram a exercer atitudes imperialistas, levando suas áreas de influência para outros continentes. 

Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e um custo mais baixo em sua produção industrial, estes países se dirigiramà África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estas regiões. Esse novo colonialismo usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. 

Na verdade, o que estes países realmente queriam era locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia para suas indústrias. 

Os países escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados. Um exemplo deste desrespeito foi a divisão entre os países europeus dos territórios africano e asiático, sem sequer levar em conta as diferenças éticas e culturais destes povos, feita entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, quando foi realizado o Congresso de Berlim.
 
Devido ao fato de possuírem os mesmo interesses, os colonizadores lutavam entre si para se sobressaírem comercialmente. O governo dos Estados Unidos, que já colonizava a América Latina, ao perceber a importância de Cuba no mercado mundial, invadiu o território, que, até então, era dominado pela Espanha. Em 1898, as tropas espanholas foram novamente vencidas pelas norte-americanas, cedendo as Filipinas aos Estados Unidos.

Um outro ponto importante é a entrada dos ingleses na China, ocorrida após a derrota dos chineses durante a Guerra do Ópio (1840-1842). Depois de ser derrotada, a China foi obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, que favorecia amplamente os ingleses. A dominação britânica foi marcante por sua crueldade e só teve fim no ano de 1949, ano da revolução comunista na China.

Como conclusão, pode-se afirmar que os colonialistas do século XIX, só se interessavam pelo lucro que eles obtinham através do trabalho que os habitantes das colônias prestavam para eles. Eles não se importavam com as condições de trabalho e tampouco se os nativos iriam ou não sobreviver a esta forma de exploração desumana e capitalista. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus uma série de conflitos e países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário