segunda-feira, 20 de junho de 2011

Esquemão sobre os reinos africanos

Em diversas regiões do continente existiram grandes reinos e impérios, ao contrário do que muitos pensavam, ou quem sabe ainda pensam. Foram reinos e impérios importantes, ricos, extensos e poderosos, negando a crença eurocêntrica de que a África não tem história. É CLARO QUE TEM!
Comecemos pelo Egito, o mais antigo de todos. Um império imenso que durou quase 3.000 anos. Foi o local da África em que primeiro se observou a sedentarização e domesticação. Ali se desenvolveram organizações sociais e políticas complexas para a época.

Cartago foi outro reino africano poderoso na antiguidade. Possuía cerca de 250 mil habitantes chegou a dominar diversas regiões, inclusive parte da Ilha da Sicília e parte da Península Ibérica. De origem fenícia e comandado por poderosos comerciantes, Cartago não resistiu aos romanos, sendo derrotado nas guerras púnicas.

O Reino de Kush, ao sul do Egito, foi uma região rica em ouro e exercia o papel de intermediário comercial entre o Egito e a África Central. Esse império chegou a dominar o Egito por 70 anos!

O Reino de Axum, a sudeste de Kush, conquistou este em 325 a.C. Localizado na região da atual Etiópia, estabeleceu um comércio regular com muitos lugares como Pérsia, Índia, Ceilão e Bizâncio. Além de adotar o cristianismo, esse reino chegou a estabelecer alianças com os Bizantinos de Justiniano. A ascensão de Axum foi barrada no século VII pelo avanço islâmico pelo norte da África.

Diversos outros reinos emergiram nos séculos seguintes na área oriental da África, bem como no sul do continente, como o Reino do Grande Zimbábue, o Reino Monomotapa e o Reino de Rozvi.

Entre esses e outros reinos africanos houve um enorme intercâmbio. A essa diversidade de povos soma-se a diversidade religiosa, com várias crenças: islâmicas, cristãs, politeístas entre outras.

O Reino de Gana destacou-se pela produção de ouro e firmou-se junto à rota transaariana. O governante desse reino chamava-se “gana”, que significa chefe de guerra, daí o nome do reino.

O Reino do Mali foi outro reino importante do ocidente africano. Abrangia grandes regiões do Atlântico ao interior do Saara, com diversas rotas e cidades dentro de seus domínios. Ficaram famosas as viagens de seus governantes à Meca e a riqueza que levavam em suas viagens.

No século XIV, em razão de freqüentes invasões e saques, o Reino do Mali foi sobrepujado por um outro, o Reino de Songai. Em Songai destacavam-se os centros comerciais de Gao e Tombuctu (possuía exércitos, universidade e sistema de impostos).

Como vimos foram muitos os reinos, isso que só apontei os mais conhecidos, e percebemos muita vida e mudança história no continente. Lembre-se este texto é apenas um esquema bastante resumido deste conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário