sábado, 30 de julho de 2011

A Independência dos Estados Unidos

Independência das treze colônias americanas: Criação de novos impostos, Festa do Chá de Boston e Primeiro Congresso Continental da Filadélfia

Em face do endividamento com a Guerra dos Sete Anos, da concorrência significativa dos produtos americanos, e da crescente e ameaçadora autonomia colonial, a Inglaterra resolve mudar sua postura política em relação a sua mais preciosa colônia, aumentando a fiscalização e o controle político, proibindo a instalação de novas fábricas, criando novos impostos e intensificando a presença militar na região.


Entre os novos impostos destaca-se:

domingo, 24 de julho de 2011

Intolerância: A Lei do Véu está em vigor na Bélgica


Entrou em vigor na Bélgica a lei que proíbe o uso do véu em público. Este fato nos faz refletir sobre as diferenças e as divisões que existem em nossa sociedade. A sociedade contemporânea e nossas grandes cidades são compostas de grandes divisões tanto sociais quanto espaciais. A música do clip faz referência a esses fatos e nos ajuda a refletir sobre eles. Veja o clip no vídeo e acompanhe a letra da música.




Em suma, as subdivisões pautadas em segregações de espaços, crenças, cores, ideologias… E cada vez mais a intolerância ganha força num mundo que se diz global, ligado, sem fronteiras. Mas as fronteiras invisíveis são tão ou mais dolorosas do que um muro de tijolos. O muro, ao menos, não é hipócrita. Está lá para todos verem que a separação existe. É cruel, duro, mas visível. A hipocrisia das proibições do diferente ou diverso buscam, na minha opinião, a padronização de um modelo que se diz certo. Não que tenham nos perguntado se queremos esse modelo ou se aceitamos abrir mão da diversidade por uma unidade criada de forma autoritária. E eis que a violência ganha status de solução de todos os problemas. Orelhas são arrancadas, religiões são condenadas, prédios explodem, condomínios com muros cada vez mais altos, shoppings e hipermercados com seguranças cada vez mais truculentos…Subdivisões…

Prof. Rodolfo (História Online)

A Idade Contemporânea

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Peso de armaduras alterou o resultado de batalhas, diz estudo


O uso de armaduras na Idade Média era tão exaustivo para os soldados que pode ter alterado o resultado de batalhas famosas, segundo pesquisadores britânicos e italianos.
Cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e da Universidade de Milão, na Itália, monitoraram voluntários usando réplicas de armaduras do século 15 enquanto eles corriam e andavam em esteiras para exercícios.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Atualidades: Sudão do Sul - Independente e Vulnerável


Em 9 de julho, o mundo ganhou um novo país: o Sudão do Sul. A nação, maior que a Bahia, nasce carregando o título do Estado mais pobre do mundo, onde três dos estimados nove milhões de habitantes precisam de ajuda humanitária para se alimentar e 90% vivem com até 50 centavos de dólar por dia (cerca de 0,80 centavos de reais).

“Esse é um perfil tradicional da África Subsaariana, de países como o Timor Leste (Ásia) e a Eritreia, locais sem nenhuma infraestrutura e fortemente afetados pela herança colonial européia”, explica o mestre em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), Edilson Adão Cândido da Silva.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Atualidades

Vídeo da globo com diversas questões atuais. Lembre-se, vestibulando tem que estar afiadíissimo. Veja e reveja para estar bem preparado.

 

domingo, 3 de julho de 2011

O longo fim da escravidão no Brasil

Durante o Segundo Reinado a economia brasileira, principalmente a partir de 1830 alcançou grande incremento com a expansão da cultura cafeeira, primeiramente no Rio de Janeiro e depois em São Paulo. O café vai se tornar por muito tempo o principal produto de exportação da economia brasileira (na década de 1880, por exemplo, dizia respeito a mais de 60% do total das exportações brasileiras). Mantinha-se novamente o modelo colonizador que já vinha sendo reproduzido há séculos: latifúndio, monocultura, exportação e trabalho escravo.